Blog
Dores no Quadril?
08.02.23
Maria José Queiroz

Dores no Quadril?

Estudos demonstram que 71% das dores do quadril são, na realidade, um distúrbio na coluna lombar irradiando dor para o quadril. Ou seja, temos que tratar a coluna deste paciente e não o quadril.


Alguns problemas lombares podem irradiar dor somente para o quadril. Ou seja, o paciente não sente dor lombar. Nestes casos, como a dor se manifesta apenas no quadril, a verdadeira fonte do problema, muitas vezes, passa despercebida. O quadril do paciente é tratado ao invés da coluna lombar, onde se encontra a fonte do problema. Estes pacientes chegam em nossos consultórios relatando terem feito inúmeras sessões de fisioterapia para o quadril, sem sucesso. Fazem o tratamento mas a dor continua.

Para dificultar ainda mais este diagnóstico, estes pacientes podem apresentar alterações no RX e na Ressonância Magnética do quadril e, mesmo assim, a causa da dor se encontrar na coluna. Estes exames não são precisos para este diagnóstico.
Por exemplo, o paciente pode apresentar um exame acusando bursite trocanteriana ou artrose no seu quadril e a origem do problema se encontrar na sua coluna lombar.


( "Diagnósticos dados a problemas dos membros como bursite do quadril não se baseiam em critérios de diagnóstico suficientes e precisos - Woodley 2008, Cook 2010" )

Na tratamento com o Método Mckenzie, qualquer paciente com queixa de dor no quadril terá sua coluna lombar primeiramente avaliada, mesmo que este paciente não tenha nenhuma queixa lombar. Testes específicos do método são capazes de elucidar a verdadeira origem da dor. A causa desta dor está na lombar, no próprio quadril, na articulação sacroilíaca ou teria outras fontes? Somente após detectada a fonte/causa da dor será prescrito o tratamento reparador.

Saiba mais:

Dor na coluna
Artrose do Quadril
Método Mckenzie

Comente essa publicação

Entre em contato