Blog
Sentar Prolongado & Dor. Como prevenir?
10.04.23
Maria José Queiroz

Sentar Prolongado & Dor. Como prevenir?

Uma parcela significativa de pessoas permanece sentada por muitas horas, seja trabalhando no escritório, dirigindo, estudando ou mesmo durante o lazer. Estudos demonstram que ficar sentado, por períodos prolongados, é um fator agravante para muitos indivíduos com dor lombar ou mesmo pode ser um fator que predispõe a este tipo de problema. Na realidade, nossa coluna foi projetada para suportar carga e executar movimentos, mas não para permanecer em posições estáticas por muito tempo (em pé parado, em pé curvado para a frente ou sentado).

-

O stress (carga) sobre a coluna lombar é bem maior quando estamos sentados se comparado com quando estamos de pé ou andando. A sobrecarga na posição sentada é ainda maior se sentamos relaxados com o tronco fletido para a frente. Permanecer sentado por períodos prolongados, com o passar do tempo, pode provocar dor lombar e deformações nestas articulações.

-

“Assumir qualquer postura estática da coluna por um período prolongado pode resultar em fadiga, desconforto e dor”.

-

Além de uma boa ergonomia da sua “Estação de trabalho”, o ideal seria mudarmos de posição frequentemente. Mas, sabemos que, na maioria das vezes, isto não é possível. Então, como minimizar este problema? Como diminuir a pressão sobre a coluna lombar na posição sentada evitando stress sobre as articulações?

-

A seguir, citamos algumas estratégias para minimizar o excesso de carga nesta região durante o sentar prolongado. As orientações a seguir são indicadas para indivíduos que ainda não sentem dor (assintomáticos) ou para aqueles indivíduos que têm tensão lombar quando permanecem muito tempo sentados e se sentem melhores ou sem dor quando de pé e/ou andando. Se você já tem dor, procure um profissional credenciado no Método Mckenzie para se tratar e obter orientações específicas ao seu tipo de problema.

-

1ª estratégia:
Levante várias vezes da cadeira, incline o tronco para trás algumas vezes, ande ou deite por alguns minutos.

Lembre-se: “A melhor postura é a próxima”.

-

2ª Estratégia:
Estação de trabalho móvel
-
Adquira uma “Estação de trabalho de altura regulável”. Esta é uma ótima opção. No mercado encontramos bancos e mesas com altura regulável. Neste tipo de mobiliário, o indivíduo tem várias opções de altura entre o sentado, semi sentado e de pé. Ou seja, pode trabalhar com sua coluna de forma mais dinâmica, cada hora em uma posição.

-

-

3ª Estratégia:
Cunha Ergonômica Para Assentos

-

Se sua realidade não permite utilizar uma “Estação de Trabalho móvel”, outra opção seria a cunha ergonômica para assentos. Ela foi projetada para diminuir a pressão (stress) sobre a coluna lombar bem como facilitar a manutenção uma boa postura durante o sentar prolongado.

-

Estudos demonstram (Kieran O’Sullivan- Como reduzir o esforço de manter uma postura sentada neutra?) que quando sentamos com o quadril acima do joelho, diminuímos a sobrecarga sobre a coluna lombar e facilitamos a manutenção de uma postura mais ereta. Com o uso da cunha, o indivíduo não sente necessidade de se encostar no encosto da cadeira, pois fica semi em pé.

-

Para quem indicar a cunha?

  • Qualquer indivíduo sem queixa de dor que permanece sentado por tempo prolongado.
  • Indivíduos que sentem desconforto ou dor quando sentados e se sentem melhores em pé ou andando.
  • Indivíduos que não conseguem ficar em uma boa postura sentada.

-
D:\Users\MARIA\Pictures\ERGONOMIA E CUNHA\CUNHA ASSENTOS INST PAINT.jpg

-

-

D:\Users\MARIA\Pictures\ERGONOMIA E CUNHA\CADEIRA PADRÃO &CADEIRA ERGONÔMICA V2 - Copia.jpg

-

D:\Users\MARIA\Pictures\ERGONOMIA E CUNHA\COMO USAR CUNHA INST WORD (2).jpg

-

D:\Users\MARIA\Pictures\ERGONOMIA E CUNHA\BLOG SUPORTES DURANTE USO CUNHA.jpg

-

Mais informações e venda da “Cunha Ergonômica para assentos”: (31) 996363699 Whatsapp ( 31 ) 96363699

#dordecoluna, #dorlombar, #tratamentodorlombar, #herniadedisco, #fisioterapiaMckenzie, #MétodoMckenzie, #tratamentodedorlombar

Comente essa publicação

Entre em contato