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COLUNAS E DORES IRRADIADAS
Dor de coluna, como prevenir?
02.05.22

Dor de coluna, como prevenir?

Dores na coluna e irradiadas para braços e pernas podem ser causadas por maus hábitos posturais, por movimentos bruscos (ao tentar levantar um peso, por exemplo) ou até mesmo por atividades físicas (durante e pós).

IMPORTANTE!

É bom salientar que as orientações a seguir têm caráter puramente preventivo.

Para pacientes com dor, algumas sugestões listadas abaixo, como o uso do rolo lombar e a leitura deitada de barriga para baixo, podem não ser indicadas.

Ou seja, essas sugestões não são tratamento! Assim, sugerimos que pacientes com dor ou outro sintoma procurem um profissional credenciado no Método Mckenzie – MDT e se submetam anteriormente a uma avaliação de caráter preventivo.

Nesta página, listamos apenas algumas orientações de como evitar as dores.

Sugestão: leia também, neste site, a página Má postura x Dor.

1. Cadeiras e sofás

Fique atento às especificações de uma boa ergonomia para uma cadeira ou um sofá:

Cadeira

Encosto
  • A inclinação do encosto (espaldar) deve variar entre 90 e 110 graus, em relação ao assento, dependendo das características posturais de cada indivíduo.
  • O encosto deve ser reto.
  • O encosto não deve ceder ao peso do tronco.
Assento
  • O comprimento (profundidade) do assento da cadeira, ou do sofá, deve ser igual ou menor ao comprimento da coxa. Isso considerando que o indivíduo esteja assentado corretamente.
  • O assento também deve ser paralelo ao chão.
Cadeiras com boa ergonomia

Sofá


Correto!

Infelizmente, muitos sofás têm uma ergonomia inadequada, com assentos profundos, encostos inclinados para trás e espuma macia. Essa inclinação e essa profundidade inadequadas também são observadas em algumas cadeiras de mesas de jantar e de escritórios.

Para corrigir isso, coloque uma ou mais almofadas, altas e firmes, atrás do tronco, para diminuir a profundidade e permitir que você se assente de forma correta. Sofás macios e com assentos inclinados também devem ser evitados.

2. Assente-se corretamente e interrompa a posição adotada de vez em quando

Evite ficar assentado por períodos prolongados, mesmo que você se assente com uma postura de boa ergonomia. A maioria das pessoas que permanece assentada por muito tempo acaba adotando uma posição relaxada.

Portanto, levante-se mais vezes, caminhe um pouco, espreguice-se e leve seu corpo para trás. MOVIMENTE-SE!

3. Evite recostar-se, por períodos prolongados, em camas, sofás, espreguiçadeiras e redes

Quando os pés estão no mesmo nível do quadril, toda a coluna se curva para trás (flexão), aumentando a pressão sobre suas articulações. Para evitar essa sobrecarga na coluna, os pés devem ficar num nível bem abaixo do quadril, como quando você se assenta em uma boa cadeira.

Evite sofás profundos e chaises!

4. Uso de celular e de iPad e leitura

Como vimos neste site (Blog – Má postura x Dor), o pescoço dobrado para frente é um dos grandes causadores de problemas na coluna cervical e torácica, podendo também ser a causa de dores nos ombros, escápulas e braços.

Portanto, evite manter o pescoço e o tronco curvados para frente enquanto você está no computador, manuseia o celular ou o iPad ou faz a leitura de um livro.


Levante o celular!

Mantenha o celular na altura dos olhos, evitando assim uma sobrecarga (stress) sobre estas articulações.

Lazy Readers – Você pode optar por ler ou assistir TV deitado, de barriga para cima, usando estes óculos. Com eles, você não ficará com o pescoço dobrado para a frente. Correto! Use um suporte para manter o livro na altura dos olhos.

5. Evite ficar muito tempo em uma só posição

Se você fica muito assentado, quando possível, procure ficar por alguns minutos de barriga para baixo, ou para cima, enquanto manuseia o celular, iPad ou um livro.

Leia por alguns minutos nas posições a seguir

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