Blog
Sindrome da Cauda Equina
03.10.23
Maria José Albuquerque Queiroz

Sindrome da Cauda Equina

A Síndrome da Cauda Equina:

A Síndrome da Cauda Equina é uma condição rara e grave que ocorre quando as raízes nervosas da parte inferior da medula espinhal (coluna lombar) são comprimidas ou lesadas. A gravidade se dá ao fato desta síndrome poder resultar em paralisia, incontinência intestinal e urinária, perda da sensibilidade e perda de movimento.

A Síndrome da Cauda Equina é considerada uma emergência cirúrgica geralmente. Procure avaliação médica imediata caso você acredite ter desenvolvido os sintomas desta síndrome. É importante que o profissional de saúde (médico, fisioterapeuta, enfermeiro) fique atento aos primeiros indícios desta síndrome e diante de qualquer suspeita, encaminhe o paciente imediatamente para uma avaliação neurológica.

Causas

  1. Hérnia de disco
    Uma das principais causas da Síndrome da Cauda Equina é a hérnia de disco,
    na qual o material interno do disco vertebral se projeta para fora e pressiona as raízes nervosas. A mais comum é a hérnia de disco central.


A Síndrome da Cauda Equina hérnia de disco:
Volumosa hérnia de disco L4-L5 ocupando mais de 80% do canal medular causando síndrome da cauda equina.





Síndrome da Cauda Equina:​
Outras causas desta síndrome:

2 - Estenose espinhal: devido ao estreitamento do canal espinhal, a estenose espinhal pode levar à compressão das raízes nervosas.
3 - Trauma: Lesões na coluna vertebral, como fraturas ou luxações, podem danificar a cauda equina e levar à síndrome.
4 - Tumores da coluna vertebral: tumores na região da coluna vertebral podem exercer pressão sobre a cauda equina, causando sintomas da síndrome.
5 - Infecções: Infecções na área da coluna vertebral podem inflamar os tecidos e comprimir as raízes nervosas.
6 - Condições inflamatórias como a espondilite anquilosante

O tratamento da Síndrome da Cauda Equina depende do diagnóstico (causa da compressão) e da gravidade dos sintomas. A cirurgia é indicada quando os sintomas são progressivos, graves ou resultam em perda de função neurológica.

Sintomas:
Nem todos os sintomas estão presentes no mesmo paciente e alguns sintomas aparecem com mais frequência do que outros. Sintomas mais comuns:

  1. Dor lombar que irradia para as pernas. Em mais de 50% destes pacientes a dor irradia apenas para uma das pernas. Quando a dor irradia para ambas as pernas, geralmente é mais preocupante.
  2. Fraqueza muscular.
  3. Alteração no funcionamento da bexiga como “dificuldade para iniciar a urina” e "perda da sensibilidade ao urinar”. Alguns pacientes podem ter retenção ou incontinência urinária.
  4. Alterações sensoriais, como formigamento, dormência ou diminuição da sensibilidade nas pernas, pés.
  5. Dor ou perda da sensibilidade na região genital, ou anal.
  6. Alterações no funcionamento do intestino, sendo os sintomas mais comuns a incontinência fecal ou perda da sensibilidade ao defecar.
  7. Disfunção sexual.

​Tratamento:
O tratamento da Síndrome da Cauda Equina depende do diagnóstico e da gravidade dos sintomas. A intervenção precoce e uma equipe médica qualificada são essenciais para alcançar os melhores resultados possíveis no tratamento desta condição.

Cirurgia:
É realizada em casos graves de compressão das raízes nervosas, sendo necessária para aliviar a pressão e restaurar a função. A intervenção cirúrgica pode envolver a remoção de hérnias de disco, tumores ou
outras estruturas que estejam, justamente, comprimindo as raízes nervosas. A cirurgia é indicada quando os sintomas são progressivos, graves ou resultam em perda de função neurológica.

Pós-cirúrgico:
Após a cirurgia, a fisioterapia atua para restaurar a força muscular, a mobilidade e a função.


Comente essa publicação

Entre em contato