Blog
Posturas viciosas mantidas por períodos prolongados e dor
08.04.22
Maria José Queiroz

Posturas viciosas mantidas por períodos prolongados e dor

CAUSAS DAS DORES DE COLUNA POR POSTURAS INADEQUADAS E VICIOSAS.

POSTURAS VICIOSAS X DOR

As posturas inadequadas são a causa mais comum das dores da coluna.

Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais propensas a desenvolver problemas da coluna porque permanecem a maior parte do seu tempo de trabalho e lazer com a coluna em posição curvada e flexionada para a frente (Ex: em frente ao computador,estudando, vendo TV, dirigindo por muitas horas, executando atividades domésticas, praticando esportes como bicicleta ou fazendo movimentos de flexão repetidos como no tênis ).

Na postura de pé, a nossa coluna não é totalmente retilínea, ela apresenta quatro curvas naturais ou fisiológicas. As curvas mais conhecidas são a lordose lombar e a lordose cervical. As curvas da coluna foram projetadas para propiciar uma pressão ideal sobre o disco vertebral e tecidos moles circundantes ( ligamentos e cápsula articular ) , evitando assim um stress excessivo sobre essas estruturas.

. Curvas fisiológicas da coluna vertebral.

Se adotamos posturas inadequadas, por um tempo maior, alteramos as curvas naturais e provocamos uma pressão excessiva sobre as articulações da coluna, que passam a emitir dor. Quando nos assentamos curvados para a frente , por exemplo, a lordose lombar desaparece aumentando a pressão sobre estas articulações. Tão logo voltamos à posição de pé, as curvas naturais são restituídas e a pressão sobre o disco volta ao normal.

Assentar por períodos prolongados, ficar de pé curvado para frente, levantar peso excessivo e de forma inadequada, dirigir por muitas horas, executar movimentos repetidos sempre em uma só direção (jogadores de tênis , trabalhadores braçais, faxineiras ), estilo de vida sedentário, praticar esportes de impacto, exceder-se nas atividades físicas ou se submeter a treinos exaustivos ( atletas, bailarinos, esportistas e outros ) e mobiliário inadequado são exemplos de fatores que presdispõem o indivíduo a problemas na coluna bem como, a outros tipos de lesões músculo esqueléticas.

Comente essa publicação

Entre em contato