Blog
Dor na coluna e dor irradiada
08.04.22
Maria José Queiroz

Dor na coluna e dor irradiada

ENTENDENDO AS DORES IRRADIADAS

Dores irradiadas da coluna.

Dores irradiadas são dores que não se encontram no centro da coluna e sim em regiões ao lado da coluna ou distantes da mesma, mas que são causadas por distúrbios da coluna.

Problemas na coluna cervical podem produzir dor no centro do pescoço ou dor irradiada para regiões como cabeça, ATM, face, ombros, escápulas, braços e mãos.

VIDE COLUNA E DORES IRRADIADAS, NESTE SITE.

FIG I: Dores irradiadas da coluna cervical.

Na coluna lombar, a dor pode se localizar no centro ou irradiar para toda a lombar, bolsa escrotal,virilhas, região anal, , nádegas e pernas.

Algumas vezes, a dor da coluna desaparece ficando somente a dor irradiada. Em outros casos, o indivíduo só sente a dor irradiada e não percebe que sua origem está na coluna. Ou seja, podemos sentir uma dor só no ombro direito e a origem do problema estar no pescoço e não no ombro direito.

As dores e tensões que sentimos na região dos ombros e escápulas são geralmente causadas por problemas cervicais, e não pela tensão dos músculos ou pelos nódulos como acreditávamos. Nesse caso, temos que tratar a coluna e não os músculos”. É também muito comum indivíduos queixarem-se de dor na região lateral do quadril ( região do “culote” ), sem sentirem qualquer sintoma lombar, e a dor ser causada por um problema lombar. Tais pontos dolorosos irradiados muitas vezes são confundidos com distensões, tendinites ,bursites e outros.

As dores irradiadas são causadas pela deformação do disco vertebral e pela distensão dos ligamentos articulares. O disco vertebral se localiza entre as vértebras e funciona como um amortecedor, além de permitir os movimentos da coluna.

Quando adotamos posturas inadequadas por um tempo muito prolongado, quando fazemos movimentos repetidos sempre em uma só direção ou quando carregamos um peso excessivo; o disco vertebral e os ligamentos articulares são execessivamente estirados e passam a emitir dor localizada ou irradiada. Com o tempo, essas estruturas começam a se deformar e a dor passa e ser mais freqüente. Quanto maior o stress sobre o disco vertebral, maior será a área de dor irradiada. A dor, que no início do problema se localizava perto da coluna, passa agora a se afastar da coluna descendo em direção aos braços ( se o disco sob stress estiver na coluna cervical ) ou nas pernas ( se o disco sob stress estiver na coluna lombar ).

FIG.II: Dores irradiadas da coluna lombar.

Quando a dor sai do centro da coluna e passa a irradiar para os braços ou pernas, é uma indicação que o stress e o deslocamento do disco está aumentado; e que o problema da coluna está se agravando. A mudança da dor do centro para regiões mais periféricas do corpo é chamada de “Periferilização da dor” pelo Método Mckenzie.

FIG III: Fenômeno da Periferilização da Dor.

Portanto, todo o indivíduo com queixa de dor irradiada para pontos distantes da coluna deveria ter sua coluna primeiramente avaliada.

Se a dor que desce para os braços ou para as pernas vier acompanhada de algum sintoma neurológico como perda de força muscular, formigamento, dormência ou perda dos reflexos; isto significa que o disco também está comprimindo a raiz nervosa. A dor do “pinçamento da raiz” é denominada dor radicular ou neural.

FIG IV. Compressão da raiz nervosa pelo disco vertebral.

Como vimos, a dor da coluna pode se manifestar de forma variada e, por isso, muitas vezes não é reconhecida pelo indivíduo, ou não é dada a ela a devida importância. É vital salientarmos que os primeiros sinais de dor devem ser imediatamente tratados, para não se tornarem crônicos.

Comente essa publicação

Entre em contato