Blog
Tendinite - LESÕES DO TENDÃO DE AQUILES
08.04.22
Maria José Queiroz

Tendinite - LESÕES DO TENDÃO DE AQUILES

LESÕES DO TENDÃO DE AQUILES.

O tendão de Aquiles conecta o músculo da panturrilha com o osso calcâneo (calcanhar).

FIG I – MÚSCULOS DA PANTURRILHA.

O tendão de Aquiles pode sofrer lesões como tendinites, tendinoses distensões e rupturas. Na terminologia Mckenzie, estas lesões são classificadas como disfunções contrácteis. VIDE TENDINITES, TENDINOSES E DISTENSÕES MUSCULARES, NESTE SITE.

FIG II – MÚSCULOS DA PANTURRILHA.

I - TENDINITE DO TENDÃO DE AQUILES.

A Tendinite calcâneo é a inflamação do tendão de Aquiles ou , mais comumente, do seu paratendão. Pode acontecer a qualquer pessoa, sendo mais comum em atletas de fim de semana de meia idade. Entre atletas profissionais, a maioria dos casos parece ocorrer em esportes como corrida de longa distância, futebol, tênis, basquete e ciclismo.

Sintomas.

O indivíduo geralmente se queixa de uma dor na região posterior do tornozelo, que piora com o início da atividade, melhora com o decorrer da mesma, e piora após a parada do exercício. Com a evolução, a dor se torna constante e permanece mesmo em repouso.

FIG III – ZONAS DOLOROSAS DO TENDÃO DE AQUILES.


Alguns pacientes se queixam de dor pela manhã, ao levantar. Normalmente não existe relato de trauma sendo o seu inicio de aparecimento espontâneo. Ao exame, a dor se localiza na região do Tendão de Aquiles, que muitas vezes se apresenta inchado. A dor geralmente se manifesta a cerca de 5 cm do calcanhar. A flexão dorsal do pé pode estar limitada e a flexão plantar, contra a resistência, aumenta a dor.


Ao exame, encontra-se dor à palpação sobre a inserção do tendão ou cerca de 4 cm acima, freqüentemente associado com edema. O paciente se queixa de dor na deambulação e piora quando fica muito tempo em pé.

Causas.

As causas mais comuns da tendinite aquileana nos atletas são:

  • aumento abrupto da quilometragem ou velocidade dos treinos;

  • pular muito alto;

  • quantidade excessiva de subidas no treino;

  • retorno mais rápido aos treinos após um período de repouso;

  • trauma, secundário a contração vigorosa da musculatura da panturrilha;

  • over training;

  • alterações anatômicas do pé.

Tratamento McKenzie.

O tratamento depende da fase da tendinite. Todo processo inflamatório passa por três fases durante a sua recuperação. VIDE: TENDINITES, TENDINOSES E DISTENSÕES, NESTE SITE.

· Fase inflamatória – Do 1º ao 5º dia.

· Fase de reparo dos tecidos - De 3 a 4 semanas após a lesão.

· Fase de remodelação dos tecidos – Após 4 semanas da lesão.

Cabe ao fisioterapeuta avaliar em qual fase se encontra a lesão e , só então, aplicar o tratamento adequado. Se houver falha em qualquer uma das três etapas da recuperação, o tendão não se recupera totalmente “reparo imperfeito” e poderá sofrer nova lesão assim que o indivíduo retoma suas atividades físicas usuais.

È importante termos bem definidos:

· O tempo de repouso.

· Quando começar o fortalecimento do tendão e qual a progressão de carga a ser aplicada.

· Como recondicionar e reabilitar o tendão.

· Quando liberar o tendão para a atividade física ou retorno ao esporte.

II - TENDINOSE DO TENDÃO DE AQUILES.

O sufixo ose significa degeneração. Tendinose é, portanto, o processo de degeneração do tendão. A avaliação histológica ( do tecido celular do tendão ) revela hipercelularidade, proliferação vascular e uma estrutura de fibras anormal, diferente de um processo inflamatório. Por se tratar de um processo crônico, na tendinose não há inflamação como na tendinite.

Fatores que predispõem a esta lesão:

· O avanço da idade do indivíduo.A partir dos 30 anos ocorre uma degeneração natural do tendão.

· História de um ou mais epsódios de tendinites que não foram recuperadas totalmente.

Tratamento McKenzie.

O tratamento da tendinose segue a diretriz do tratamento das tendinoses de uma maneira geral. O tendão já passou pelas 3 fases de recuperação, porém a recuperação foi incompleta. O protocolo de recuperação deve se adequar a cada indivíduo. O programa é feito pelo próprio paciente, em sua casa ou trabalho. Os exercícios deverão ser feitos 2 x ao dia. As visitas ao fisioterapeuta são esporádicas e têm como objetivo a evolução e progressão dos exercícios.

Tempo de tratamento.

A recuperação completa do tendão pode durar de 2 a 6 meses, sendo que o paciente já observa melhora desde o início do protocolo de exercícios.

RUPTURA DO TENDÃO DE AQUILES.

O tendão de Aquiles é o mais potente tendão do nosso corpo e raramente se rompe em condições normais. Sua ruptura pode ser causada pela degeneração do tendão (tendinose ) ou por um trauma muito forte sobre o tendão sadio ( mais raro ).

A ruptura se dá quando o tendão se encontra em sob forte contração ( tensão). A ruptura pode se dar no local onde o tendão se insere no osso calcâneo ou no corpo do tendão.O tratamento da ruptura total do tendão é cirúrgico.

Tratamento Mckenzie.

Segue a diretriz geral do tratamento das tendinoses. Durante a fase de imobilização com gesso ( pós cirurgia) são orientados exercícios gerais para os membros inferiores e pequenas contrações isométricas dos músculos do pé dentro do gesso.

Após a retirada do gesso, o protocolo geral das tendinopatias deverá ser seguido.

Comente essa publicação

Entre em contato